Entre na galeria
   
 

Home

PROGRAMA DE ACÇÃO: DESENVOLVIMENTO ECONÓMICO, SOCIAL E CULTURAL DE MOÇAMBIQUE

O presente documento é um instrumento de operacionalização do Plano Estratégico da Fundação, que vai orientar a realização dos seus objectivos estatutários. O Programa propõe os objectivos estratégicos a alcançar ao longo dos próximos 5 anos e os resultados esperados; identifica os beneficiários e indica a estratégia da sua implementação bem como a respectiva estimativa orçamental.

Objectivos Estratégicos

Os objectivos estratégicos do Programa são a promoção da paz em Moçambique, na África Austral, no Continente e no Mundo; a promoção do desenvolvimento económico e social, integrado e sustentável, particularmente nas zonas rurais e a promoção da valorização da cultura Moçambicana.

A operacionalidade dos três objectivos estratégicos do Programa e ainda o funcionamento regular da Fundação, o Programa foi estruturado por componentes:

         Promoção da Paz

         Promoção do Desenvolvimento Económico e Social

         Promoção da Cultura Moçambicana

         Desenvolvimento Institucional

Beneficiários

Os beneficiários mais directos do Programa serão as populações, as comunidades e os produtores residentes nos locais onde forem implementados projectos; particular atenção será prestada a:

i)   Comunidades rurais e urbanas pobres;

ii)  Comunidades das zonas de implantação de grandes iniciativas económicas;

iii) Grupos culturais, artistas e pesquisadores.

Resultados Globais do Programa

O resultado global mais importante esperado da execução deste Programa é a redução da pobreza absoluta das comunidades nos locais assistidos pela Fundação, através da realização de várias acções nas componentes do Programa, que são, a Promoção da Paz, do Desenvolvimento Económico e Social e da Promoção da Cultura Moçambicana. Assim, espera-se obter os seguintes resultados:

No âmbito da Promoção da Paz  

No âmbito do Desenvolvimento Económico e Social

i)    Melhoradas as condições de vida e de trabalho das comunidades;

ii)   Beneficiadas as populações na formação, em infra-estruturas, em tecnologias, no acesso aos serviços básicos e aos mercados;

iii)  Melhorada a provisão dos serviços de apoio ao desenvolvimento local.

 

Entre as infra-estruturas económicas e sociais a desenvolver, inclui-se a construção de centros de formação profissional, escolas e unidades de saúde, fontes de abastecimento de água, de pequenos esquemas de regadio, estradas rurais e de mercados. Entre os serviços de apoio à produção, serão promovidos serviços de venda de insumos agrícolas, aluguer e venda de instrumentos e equipamento de produção e de crédito.

No âmbito da Promoção da Cultura Moçambicana

 
     
 

 

Powered by Real Business, Lda

Copyright ® 2008 - Todos direitos reservados a Fundação Joaquim Chissano